Banner


SBAT > ACERVO DIGITAL

 

COLEÇÃO SBAT - MANUSCRITOS TEATRAIS

Acesso a documentos históricos

A coleção de textos teatrais da Sociedade Brasileira de Autores - SBAT constitui um dos mais importantes acervos de dramaturgia do país, reunindo peças nacionais, escritas a partir de 1917, traduções e adaptações além de outros documentos, representando quase que a totalidade de criações na área de dramaturgia até 2007. São ao todo 33.538 títulos, entre textos escritos à mão e datilografados. Atualmente, tanto o acervo físico quanto o digital estão sob a guarda da Fundação Biblioteca Nacional (www.bn.br). O catálogo da coleção pode ser consultado aqui ou no site da BN e cópias dos documentos podem ser solicitadas à SBAT através do endereço Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Conheça o catálogo do acervo digital da SBAT.

 

sbat-oglobo

  

Originais fundamentais para nossa cultura

O acervo físico da coleção encontra-se atualmente sob a guarda da Fundação Biblioteca Nacional. Ao transferir temporariamente a guarda destes documentos históricos para a BN, a SBAT garantiu a preservação de originais preciosos para reconstituição da memória da dramaturgia brasileira, além de ampliar as possibilidades de acesso do público a textos teatrais dos principais autores do Teatro Brasileiro. Antes de transferir o acervo físico para a BN, foi realizado um cuidadoso trabalho de organização e higienização das obras com sua posterior catalogação e digitalização para arquivamento. Este trabalho foi realizado entre janeiro de 2007 e agosto de 2008 com o patrocínio da PETROBRAS através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Cada peça guarda em si, além de seu valor criativo, a importância de documento histórico. Muitas foram escritas à mão, consoantes com a época a que pertencem, o que exerce ainda maior atração para pesquisadores e curiosos.

 

Foto - Acervo BN 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 Consulta ao Acervo Digital

Descubra que peças se encontram no acervo digital da SBAT, inserindo o nome do autor ou o título da obra nos campos da caixa ACERVO DIGITAL.  

 

ACERVO DIGITAL